Augusto Boal
(1931 - 2009)
Neste blogue tinha mesmo que falar neste grande senhor e no seu grande trabalho.
Augusto Boal foi um dramaturgo brasileiro, encenador, ensaísta, teórico de teatro e político que criou uma metodologia teatral que alia a acção social ao teatro, e é um exemplo para todos os amantes de teatro e da promoção da igualdade entre os homens.
Foi o criador do Teatro do Oprimido que é uma forma de terapia social e mais do que isso é o teatro DE TODOS E PARA TODOS é a verdadeira democratização do meio teatral.
“O Teatro do Oprimido é teatro na acepção mais arcaica da palavra: todos os seres humanos são atores, porque agem, e espectadores, porque observam. Somos todos espect-atores.” BOAL
Ele conseguiu fazer do teatro um teatro alegre e instrutivo, onde as personagens principais são as pessoas, procurando assim envolve-las na busca e na construção de novas respostas para as suas necessidades.
Dedicou assim a sua vida à transformação social por meio da arte. Transformou espectadores em actores, eleitores em legisladores (com o teatro legislativo), utilizou o teatro como política.
Todo este trabalho e muito mais que não esta aqui referido, deu-lhe a nomeação para Prémio Nobel da Paz, tornou-o embaixador da UNESCO para o teatro, mas tudo isto foi pouco para um Homem e uma obra tão Grande.
Fiquei muito curiosa sobre este tipo de teatro que desconhecia! Existe, atualmente em Portugal algum local, onde possa participar neste tipo de teatro?
ResponderEliminarAlguma vez o curso de Animação pensou em elaborar este tipo de teatro. Na minha opinião esta actividade enquadra-se muito bem numa animação sóciocultural.